Definir preços semanais e mensais?

Imagine que sua diária para alta temporada seja de R$200. Um hóspede faz uma consulta para 8 dias e o valor que aparece é bem abaixo do esperado… tem alguma coisa errada?

Pior ainda. Imagine que você tinha Reserva Instantânea ativada e, apesar da sua diária de R$500 para o Ano Novo, fecharam uma reserva de apenas R$1500 para 10 dias!! Como isso é possível?

Talvez você já tenha passado por uma situação dessas ou conheça outro anfitrião que teve essa dor de cabeça. Vamos explicar exatamente o que ocorre quando definimos preços semanais e mensais e qual a melhor forma de explorar o potencial desse recurso.

Atualização do Airbnb - Descontos relativos (%)
Antes, o desconto dos preços semanais e mensais eram absolutos, ou seja, valores inteiros como R$400 de desconto, por exemplo.

Hoje, o desconto relativo percentual (%) faz muito mais sentido e é uma evolução na customização de preços do Airbnb. Portanto, esse post foi atualizado para refletir essas mudanças.

1. Preços semanais e mensais

1.1 Definindo preços

Definir preços semanais e mensais tem um objetivo legítimo: cobrar um preço promocional para aqueles que desejam se hospedar por mais tempo. Esse tipo de desconto também é bom para o anfitrião, que não terá um trabalho tão árduo quanto hóspedes indo e vindo de 2 em 2 dias.

Para definir esses preços chamados de “longo prazo”, vá em Editar anúncios > Editar anúncio e Calendário > Configurações de Preço > Descontos de longo prazo, como na figura abaixo.

Os descontos são percentuais, o que significa que você pode manter sua estratégia de preços variando conforme a demanda e se beneficiar desse desconto para reservas mais longas. Antigamente, o Airbnb tinha funcionalidades bem limitadas de preços semanais e mensais, conforme a observação abaixo.

Você também pode definir um preço personalizado para uma semana ou mês específicos. Para isso, clique em “semana” ou “mês” na parte inferior da área de Descontos de longo prazo.

Preços personalizados para períodos específicos
Lembre-se, esse valor de preço é absoluto, e não percentual. Assim, você colocará o valor cheio em R$ do quanto deseja cobrar por determinada semana ou mês, independente da demanda ou da estratégia manual de preços.

Qualquer entrada manual ou via ferramenta de Preço Inteligente do Airbnb será sobrescrita!!

Definindo preços personalizados por semana do ano:

Definindo preços personalizados por mês do ano:

 
1.2 Como funcionam os preços de longa duração?

Quando um hóspede faz uma pesquisa por um período superior a 7 dias, por exemplo, o preço de longa duração é aplicado àqueles anúncios que possuem Desconto Semanal definido, substituindo o valor normal da diária por esse novo preço com desconto.

O mesmo vale para o mensal. Se um hóspede faz uma busca superior a 28 dias, o que aparece para ele são os preços promocionais definidos pelos anfitriões que optem por usar esse tipo de promoção.

Ou seja, o preço de longa duração sobrescreve a diária normal no momento de busca e no ato da reserva!

1.3 Vantagens e desvantagens de definir preços de longa duração

Vou ser sincero. Antes dos descontos semanais e mensais serem relativos, quando eram preço fixo, as desvantagens pesavam MUITO mais do que as vantagens.

Com os preços semanais e mensais relativos, com descontos percentuais, as vantagens passaram a ter mais força…

  • É possível criar promoções padronizadas para hóspedes que desejem ficar por um período mais extenso
  • Para anfitriões com público-alvo muito específico como estudantes de intercâmbio ou demais estadias longas, preços de longa duração podem ser atraentes
  • Os preços relativos permitem ao anfitrião mantera a estratégia de preços e ter o benefício de descontos para estadias mais longas… perfeito!
  • Seu espaço somente aparecerá nas buscas acima de 28 dias se houver preço mensal definido

  • Confusão na hora de argumentar preços com o hóspede interessado pela diferença entre a diária normal e a ajustada
  • Períodos longos sobrescrevem o preço da diária mesmo em datas comemorativas e grandes eventos
  • Caso tenha Reserva Instantânea ativada, preços semanais e mensais têm um poder destrutivo e pode causar uma baita dor de cabeça! Tome cuidado
  • Ao definir preços semanais e mensais personalizados para períodos específicos, preste muita atenção pois essa configuração sobrescreve qualquer entrada manual ou via ferramenta de preço inteligente do Airbnb… ou seja, pode dar muita dor de cabeça.

O que você deve saber sobre preços de longa duração
O preço de longa duração sobrescreve a diária normal!

A combinação de Reserva Instantânea com Preços de longa duração podem causar uma baita dor de cabeça. Saiba mais sobre Reserva Instantânea clicando aqui.

Seu espaço aparecerá nas buscas acima de 28 dias apenas se houver preço mensal definido, caracterizando a longa duração.

1.4 Tive uma reserva confirmada com o preço errado! E agora?

Se você teve uma reserva confirmada com o preço de longa duração (em vez do correto) imagino que tenha sido por um dos dois motivos:

1) Você se confundiu com as datas ou achou que o preço estava correto
2) A Reserva Instantânea estava ativa e um hóspede efetuou a reserva

De qualquer maneira, mantenha a calma e evite a todo custo cancelar a reserva!

Se o prejuízo financeiro for muito grande para manter a reserva ativa, como em grandes eventos ou datas comemorativas, entre em contato rapidamente com o Suporte do Airbnb e conte o ocorrido!

Eles têm o poder de fazer o cancelamento por lá e você não perderá status de Superhost ou terá de pagar multas. Cancelar uma reserva manualmente afeta também seus resultados de busca.


2. Recomendações e alternativas

Se você prefere não usar os descontos de longo prazo, aqui estão algumas recomendações e alternativas para ter benefícios semelhantes e com menos riscos.

2.1 Faça uma Oferta Especial!
Se você deseja manter suas promoções aos hóspedes que ficarem por mais tempo, recomendo enviar uma oferta especial. Assim, eles ficam felizes pelo agrado e você consegue sua reserva de longa duração! Para fazer isso, aperte em Envie uma Oferta Especial quando receber uma consulta do hóspede interessado.

Na figura abaixo, por exemplo, faço uma oferta especial ao hóspede devido ao período longo (17 noites). Ambos saem satisfeitos!

2.2 Coloque promoções na descrição do espaço

Se você quer deixar claro que possui “pacotes” de longa duração ou se possui um público-alvo de nicho, como estudantes de intercâmbio ou outros grupos de longas estadias, escreva na descrição do seu anúncio!

Para isso, vá em Editar anúncios > Editar anúncio e Calendário > Descrição > Resumo, e escreva algo como:

“Acima de 7 noites = Desconto 15%”
“Estudantes de intercâmbio 3 meses ou mais = Desconto 20% na diária!”

2.3 Combine a ferramenta de pacotes com o preço das diárias

Quer definir um preço promocional de longa duração para um período específico?

Primeiro, recomendo sempre definir manualmente o valor das diárias! Pode dar um trabalho maior, mas o controle que se tem é fundamental.

Vá em Editar anúncios > Editar anúncio e Calendário > Calendário > Configurações > Adicionar outro requisito, e verá uma janela como na figura abaixo. A partir daí é possível definir períodos específicos onde deseja-se um mínimo de noites, com grande possibilidade de customização.


Ao combinar essas configurações de pacote com o preço da diária, as possibilidades são infinitas!


3. Recapitulando

3.1 Preços de longa duração sobrescrevem a diária normal

Os preços semanais e mensais relativos podem ser usados sem muitos problemas. As vantagens são grandes, tanto para os hóspedes quanto para você, anfitrião.

Porém, tome cuidado ao definir preços de longa duração para períodos personalizados, pois eles sobrescrevem os valores normais de diária definidos no calendário. Assim, independente de evento, alta temporada ou datas comemorativas, esse artifício pode te trazer dor de cabeça.

3.2 Evite cancelar uma reserva e entre em contato com o suporte

Caso haja uma reserva com o preço errado (de longa duração personalizado), mantenha a calma e entre em contato com o suporte. Evite cancelar a reserva manualmente, pois afeta seu resultado nas buscas e o status de Superhost.

3.3 Você possui boas alternativas para dar descontos de longa duração

  • Faça Ofertas Especiais aos hóspedes de longa duração
  • Escreva seus pacotes de preços na descrição do anúncio e atraia seu público-alvo
  • Combine a ferramenta de pacotes do calendário com os preços manualmente inseridos

Já teve problemas com preços de longa duração? Tem alguma dica?
Escreva nos comentários!

Gostou? Compartilhe com seus amigos anfitriões!

Receba seu guia, dicas e notícias assinando nossa Newsletter[x_subscribe form=”43″]


Respeitamos sua privacidade e nunca enviamos spam