Pesquisa nos Comentários
O Airbnb tem como base e diferencial para outros sites o seu sistema de comentários e avaliações. Afinal, o sucesso da plataforma está diretamente ligado à confiança entre as pessoas e, por conta disso, novos recursos vem surgindo consistentemente para melhorar ainda mais o sistema de comentários. As mudanças mais recentes foram na ordem dos comentários e a marcação de “ útil”.
Hoje, falaremos de uma alteração recente que deve ajudar bastante os hóspedes indecisos e anfitriões que se destacam na plataforma: a pesquisa nos comentários.
1.1 Como a pesquisa nos comentários aparecem no anúncio?
A seção de comentários ganhou uma caixa de pesquisa acima do resumo das avaliações. Nesta caixa, é possível buscar qualquer palavra que se deseja encontrar nos comentários como “localização”, “wifi”, “check in” etc.
Uma vez que a pesquisa é feita, os resultados aparecem com as palavras pesquisadas em negrito e a quantidade de hóspedes que a mencionaram. Para desfazer a pesquisa, basta clicar em “Voltar para todos os comentários” ou no na caixa de pesquisa.
1.2 Filtro rápido de comentários
Para aqueles que tem inglês como a língua principal no Airbnb, existe ainda um novo recurso: o filtro rápido. Acredito que em breve essa opção ficará disponível para as demais línguas.
Em inglês, existe uma nova seção chamada highlights (“destaques”). Nesta área, você encontrará termos pré-definidos pelo Airbnb que facilitam a busca dos hóspedes nos comentários. Ou seja, além de escolher suas próprias palavras para buscar, os hóspedes ainda conseguem visualizar a ocorrência das principais palavras.
Para desfazer a ação de busca, basta apertar no na caixa de pesquisa ou clicar em “Back to all reviews”. Você mesmo pode fazer esse teste mudando a língua da pesquisa para inglês na parte inferior da página (imagem abaixo).
1.3 Benefícios para os hóspedes
Como vimos antes, as avaliações são a base do Airbnb. Quando os hóspedes se sentem seguros e confiantes com os comentários do espaço, é mais provável que efetuem a reserva e tudo corra bem durante a estadia. Esse novo recurso de pesquisa nos comentários traz alguns benefícios notáveis aos hóspedes que buscam um lugar para ficar:
O benefício para os hóspedes é bastante tangível, mas e para os anfitriões?
1.4 Benefícios para os anfitriões e usando os comentários a seu favor
Quando os hóspedes têm facilidade em encontrar respostas nos comentários antigos a tendência é diminuir a quantidade de perguntas feitas ao anfitrião, o que já é um bom começo.
Além disso, um aumento na confiança dos hóspedes ao encontrar com facilidade experiências de outras pessoas pode afetar positivamente a taxa de reservas do seu espaço.
Um os principais benefícios que vejo como anfitrião é o conhecimento do seu próprio anúncio! Antes, era necessário avaliar os comentários um a um se quisesse entender seus pontos fortes no Airbnb.
Para meu anúncio, por exemplo, extraí todos os comentários que havia recebido, coloquei em uma planilha de excel e vi a ocorrência das palavras. Percebi que “localização” era algo que aparecia com frequência e, portanto, era minha vantagem competitiva. Assim, resolvi colocar no título do anúncio: “Localização incrível!”
Hoje, com o novo sistema de busca, é possível encontrar essas vantagens de forma mais simples. Faça diversas pesquisas e veja as palavras que mais aparecem no sentido positivo. Ou seja, “atrasou 1 hora para o check in” não é positivo para a palavra “check in”.
Após ter feito isso, você encontrará o que chamei de vantagem competitiva no Airbnb. Coloque sua vantagem competitiva bem a vista, no título ou no topo da descrição. Você vai atrair os hóspedes certos para seu espaço e ficarão extremamente satisfeitos!
Compartilhe com seus colegas anfitriões!
Receba seu guia, dicas e notícias assinando nossa Newsletter[x_subscribe form=”43″]
Respeitamos sua privacidade e nunca enviamos spam