Pagamento em Boleto

O brasileiro tem uma cultura bastante peculiar em relação a formas de pagamento. Em determinadas ocasiões, prefere-se parcelar o maior número possível de vezes… em outros casos, o pagamento em boleto bancário é a solução dos problemas.

Hoje, falaremos sobre essa forma popular de pagamento no país e como o Airbnb tenta resolver essa questão.

Opção disponível apenas para Brasil
A cultura de pagamento em boleto é tão peculiar que o Brasil é o único país capaz de fazer esse tipo de transação pelo Airbnb, no momento. Brasileiros podem pagar por hospedagem no exterior também em boleto bancário!


1. Escolhendo a forma de pagamento

Como alguns anfitriões nunca foram hóspedes (ainda ), vamos começar pelo básico do pagamento. Ao apertar no botão de realizar a reserva, o hóspede será direcionado às formas de pagamento, como na tela abaixo.

Pagamento em Boleto

No item “Forma de pagamento”, o hóspede pode escolher entre Cartão de Crédito e Boleto Bancário. Ao selecionar o pagamento em boleto, diversas opções desaparecem e apenas o botão “Continuar” é exibido.

Pagamento em Boleto
Ao seguir para a seção “Sobre a Sua Viagem”, o Airbnb pede para informar o número de hóspedes da reserva e o motivo da viagem (uma pequena introdução). Além disso, mostra claramente as Regras da Casa e pede para que o hóspede aceite os termos.

Ao enviar o pedido, o Anfitrião receberá uma notificação podendo aceitar ou não o pagamento em boleto. Caso aceite, o hóspede receberá um e-mail e deverá seguir o passo-a-passo para poder imprimir seu boleto e pagar.

Pagamento em Boleto


2. Limitações do Pagamento em Boleto

Apesar de ser mais uma opção de pagamento, o boleto bancário traz consigo algumas limitações e exceções pela natureza da transação. Quando o boleto é gerado, o hóspede tem até 24 horas para pagar no banco.

Atenção ao calendário!!
O calendário do Anfitrião pode ficar bloqueado por até 96 horas enquanto o Airbnb valida o pagamento. Ou seja, 24 horas para o anfitrião pagar e mais 72 horas para o processamento da operação pelo banco.

2.1 Limitações da forma de pagamento

Os critérios de ocasião são aqueles que atuam diretamente no calendário, independente das informações do anúncio. Estão vinculados ao dia e à demanda.

  • Somente para hóspedes brasileiros
  • Válido apenas para reservas de até 3 mil dólares
  • A reserva deve ser no mínimo 7 dias após a data de solicitação
  • Válido apenas para reservas menores que 28 dias
  • Existe uma taxa de 0,38% de transação nacional

2.2 Limitações da plataforma

  • Não disponível enquanto estiver Reserva Instantânea ativa
  • Não disponível em caso de pré-aprovação
  • Não disponível em caso de Oferta Especial
  • Não disponível pelos aplicativos de tablet e smartphone (apenas computador)

Pré-aprovação e Oferta Especial
Caso já tenha enviado uma pré-aprovação ou Oferta Especial e o hóspede perguntar sobre o pagamento em boleto, retire as aprovações e peça para que ele tente novamente.


3. Perguntas respondidas e nossa opinião

Essa nova forma de pagamento para hóspedes brasileiros gera muitas perguntas como depósito de segurança, pré-aprovação etc. Então, resolvemos responder algumas mais comuns.

3.1 Perguntas e Respostas

Como funciona o Depósito de Segurança nesses casos?
Ao invés do valor autorizado previamente, como no caso de pagamento em Cartão de Crédito, o valor do depósito será requisitado pelo Airbnb em caso de problemas. O processo continua o mesmo, pela Central de Resoluções.

Como funciona em caso de cancelamentos?
Nesses casos, o Airbnb entrará em contato para solicitar o estorno do pagamento.

Como oferecer descontos para pagamento em boleto?
Como não é possível fazer com Oferta Especial, você deverá mudar o valor da diária no próprio calendário. Apesar de não ser o ideal, é a melhor forma de fazer nesse ocasião peculiar.

3.2 Vantagens e Desvantagens

Uma das vantagens diretas do pagamento em boleto bancário é a disseminação da hospedagem para uma parcela maior da população. Ou seja, anfitriões podem esperar um aumento nas reservas por brasileiros viajando dentro do país.

As principais desvantagens estão relacionadas ao bloqueio do calendário (que pode ficar até 96 horas bloqueado). Além disso, há muitas limitações que podem gerar dúvidas nos hóspedes que desejam usar essa forma de pagamento, tendo que ser explicada pelo anfitrião.

No geral, é uma boa adição ao sistema do Airbnb pela nossa cultura de pagamento em boleto bancário.


Você já teve hóspedes que resolveram pagar em boleto?
Conta pra gente!



Gostou? Compartilhe com seus amigos anfitriões!

Receba seu guia, dicas e notícias assinando nossa Newsletter[x_subscribe form=”43″]


Respeitamos sua privacidade e nunca enviamos spam