Garantia do Anfitrião vs Depósito de Segurança

Se você conhece minha história no Airbnb, sabe que tive que lidar com uma pessoa incrivelmente precavida: minha avó. Logo antes de começar a anunciar no Airbnb ela e outras pessoas me enchiam de perguntas para as quais eu não tinha resposta.

O principal tópico dessas indagações eram relacionados a segurança:

“… e se o hóspede roubar seus pertences?” (amigo)

“… e se quebrarem a televisão?” (mãe)

“… e se colocarem fogo na casa?” (avó)

Posso apostar que esse tipo de pensamento já passou (ou ainda está) na sua cabeça. Esse post vai ajudá-lo a entender – e defender – seus argumentos para amigos, familiares e, mais importante, para você mesmo.


1. Entendendo a Garantia do Anfitrião


Quando o Airbnb começou a se popularizar nos Estados Unidos por volta de 2010, problemas começaram a surgir e os usuários (hóspedes e anfitriões) estavam, de certa forma, desprotegidos. Na época, o Airbnb lucrava muito pouco e evitava o envolvimento em questões jurídicas hóspede vs. anfitrião.

Porém, o CEO do Airbnb, Brian Chesky, defendia que a empresa deveria intervir e assegurar os usuários da sua plataforma. Então, ele desafiou os investidores e propôs uma garantia de U$1 milhão para uma seguradora norte americana. Assim, surgiu a “Garantia do Anfitrião”. Wow! Então, o Airbnb cobre qualquer coisa que acontecer na minha propriedade? Não tão rápido… vamos entender melhor.

1.1 A Garantia do Anfitrião NÃO cobre:

  • Dinheiro e numerários
  • Obras de arte
  • Animais de estimação
  • Áreas comuns ou compartilhadas
  • Responsabilidade civil (ainda)
  • Desastres naturais
  • Desgastes naturais

1.2 A Garantia do Anfitrião deve ser acionada em casos de:

  • Inundações ao espaço
  • Incêndios
  • Roubos de grandes proporções
  • Festas que resultem na destruição do espaço
Quando deve ser acionada?
A Garantia do Anfitrião deve ser acionada em casos em que o hóspede não consiga restituir o anfitrião por conta própria. Geralmente, isso ocorre em eventos de grandes proporções

Não se preocupe. De tantas reservas que o Airbnb tem diariamente, raramente tem que acionar essa Garantia do Anfitrião. Acredito que em menos de 10 ocasiões houve um problema de tais proporções, o que é incrível para uma comunidade de pessoas e espaços pelo mundo.

Para mais informações sobre a Garantia do Anfitrião, acesse a página do Airbnb.

1.3 Como acionar a Garantia do Anfitrião

Obviamente, em todas as ocasiões que pontuamos acima deve-se primeiro entrar em contato com as autoridades locais e fazer um boletim de ocorrência.

Em seguida, leia os termos de uso do Airbnb para ver se o seu caso se enquadra na Garantia do Anfitrião. Você deve entrar em contato com o Airbnb até 14 dias após o check-out do hóspede “problema” ou antes do check-in do hóspede seguinte, o que vier primeiro.

Garantia do Anfitrião vs. Seguro Residencial
A Garantia do Anfitrião não é um seguro e não deve ser tomada como substituto do seguro residencial. O anfitrião deve contratar outros serviços para garantir que seu espaço esteja devidamente assegurado.

1.4 Mantenha SEMPRE a reserva atualizada!

Um anfitrião somente receberá a proteção da Garantia do Anfitrião se, e somente se, os detalhes da reserva estiverem certos!

  • Atualize a quantidade de hóspedes. Se vierem 3 hóspedes e a reserva era para 2, atualize a reserva com o número correto
  • Caso o hóspede queira chegar um dia antes ou prolongar a estadia, faça uma alteração na reserva para incluir as datas

Faça tudo pela plataforma do Airbnb
Caso você não faça essas alterações dentro da plataforma do Airbnb, você não estará mais assegurado pela Garantia do Anfitrião.

Toda e qualquer mensagem trocada com o hóspede que diz respeito a reserva como mudança de data e alteração na quantidade de hóspedes, deve ser comunicada pela plataforma. Evite usar o Whatsapp nesses casos!

Para fazer essas alterações, vá em Seu Anúncio > Suas Reservas > Alterar ou Cancelar


2. Depósito de Segurança


O depósito de segurança funciona exatamente como um caução de Hotel ou aluguel de veículo. O valor do depósito fica autorizado no cartão de crédito da pessoa que vai usar o serviço e não chega a sair da conta.

Caso não haja problemas, o hóspede não paga absolutamente nada. Se houver danos à sua propriedade, você pode reivindicar o valor do depósito de segurança. Para fazer isso, acesse Seus Anúncios > Suas Reservas > Comunicar um Problema, como na figura abaixo:

Em seguida, você será direcionado para a Central de Resoluções, onde poderá fazer a reivindicação do depósito de segurança.

2.1 O que devo incluir em minha reivindicação?

  • Descrição detalhada do incidente
  • Fotos dos danos causados
  • Recibos de peças ou itens substituídos
  • Orçamento de serviço em papel timbrado da empresa contratada

Essa solicitação vai para o hóspede, que deve aceitá-la. Caso seja aceita, você receberá o dinheiro entre 5 e 7 dias úteis. Lembrando que o valor que você receberá não pode exceder o depósito de segurança e, inclusive, pode ser menor, de acordo com o custo das peças e orçamento.

Tempo para reivindicar o depósito de segurança!
Você tem até 48 horas após o check-out do hóspede para reivindicar o depósito de segurança para o Airbnb! Fique atento ao prazo.

2.2 O que devo fazer se o hóspede não aceitar minha reivindicação?

Se o hóspede recusar sua reivindicação ou não responder em até 72 horas, você deve clicar em Envolver o Airbnb na Central de Resoluções.

Quanto tempo o Airbnb leva para resolver meu problema?
Segundo o Airbnb, a maioria das reivindicações de depósito de segurança são resolvidas dentro de uma semana. Quanto antes você tiver os documentos para efetuar sua reivindicação, mais rápido será resolvido!
Agora que você já sabe exatamente como funciona o depósito de segurança, vamos ver como configuramos para seu anúncio…

2.3 Em que situações devo reivindicar o Depósito de Segurança?

  • Danos a móveis e eletrodomésticos
  • Manchas em lençóis, fronhas e panos difíceis de remover
  • Eventuais multas do condomínio por desrespeito às regras
  • Quebra de utensílios básicos de cozinha
  • Outros danos menores


3. Configurando o Depósito de Segurança


Ativar o depósito de segurança é muito simples. Vá em Editar Anúncio > Preços e desça até encontrar a opção de “Depósito de Segurança”, como na imagem abaixo:

Marque a caixinha na lateral e você verá uma opção para definir preço e uma observação que reforça a importância do prazo de 48 horas para fazer a reivindicação.

Preciso definir o Depósito de Segurança?
O Airbnb recomenda a todos os Anfitriões que definam um valor para o Depósito de Segurança.

3.1 Quanto posso cobrar como depósito de segurança?

O Airbnb restringe o depósito de segurança entre 100 dólares e 5.000 dólares. Caso você tente colocar um valor inferior ou superior, verá um erro como abaixo:

Como recomendação para quem está inclinado a ativar essa opção, recomendo precificar usando a seguinte fórmula:

Se diária > 2x valor mínimo do Depósito de Segurança, então use R$diária/2. Caso contrário, use o valor mínimo do Depósito de Segurança.

Exemplo para diária = R$700

R$700 > R$596 (2 x R$298_valor mínimo), então vamos usar R$700/2 = R$350

Exemplo para diária = R$250

R$250 < R$596 (2 x R$298_valor mínimo), então vamos usar o mínimo = R$298

3.2 Seja razoável

Em minha pesquisa por anúncios nas principais capitais do país, encontrei cada coisa que você não acreditaria…

Anúncios de quarto privativo com depósito de segurança de R$1.500; anúncio de apartamento inteiro com depósito de segurança de R$2.000.

Nessas ocasiões, entro no calendário para ver a taxa de ocupação desses anúncios. Não foi surpresa de encontrar apenas 1 reserva de 3 dias no mês inteiro.


4. Um outro ponto de vista


Agora que sabemos um pouco mais sobre como configurar o depósito de segurança, vamos olhar de um outro ponto de vista. A estratégia a seguir é a que eu, particularmente, prefiro.

4.1 Depósito de Segurança = 0

Apesar do Airbnb recomendar que Anfitriões definam um valor para o depósito de segurança, em minha experiência na plataforma notei que:

  • Quando hóspedes causam algum dano menor, eles tomam a iniciativa de deixar dinheiro para reposição/reparo
  • O valor mínimo para depósito de segurança chega a ser maior que minha diária em determinadas ocasiões
  • Depósito de segurança igual a zero pode ser um critério de desempate para o hóspede que está em dúvida entre anúncios 
  • Após uma reivindicação de depósito de segurança o “clima fica ruim” e o hóspede possivelmente deixará um comentário negativo em seu perfil 

Explorando os pontos anteriores, prefiro não usar o depósito de segurança e arcar com esses pequenos gastos de reparos, reposição e manutenção, que são raros! Lembrando que para catástrofes, estamos protegidos pela Garantia do Anfitrião.

Exercício para casa
Caso você não pretenda cobrar Depósito de Segurança, o ideal a se fazer é anotar ou estimar seus gastos com pequenos reparos e “diluir” essa despesa aumentando um pouco o preço da diária. Exatamente como as seguradoras o fazem! Cobram um valor baixo em várias ocasiões para pagar o reparo em caso de danos, que acontece raramente.


5. Recapitulando


5.1 Você deve reivindicar o Depósito de Segurança em casos de:

  • Danos a móveis e eletrodomésticos
  • Manchas em lençóis, fronhas e panos difíceis de remover
  • Eventuais multas do condomínio por desrespeito às regras
  • Quebra de utensílios básicos de cozinha
  • Outros danos menores

O depósito de segurança deve ser usado para pequenas causas. Recomendo ler a seção “Um outro ponto de vista” para saber a estratégia que eu uso.

5.2 Você deve acionar a Garantia do Anfitrião em casos de:

  • Inundações ao espaço
  • Incêndios
  • Roubos de grandes proporções
  • Festas que resultem na destruição do espaço

A Garantia do Anfitrião deve ser acionada em casos extremos e somente depois dos procedimentos básicos de contato com as autoridades. Preste muita atenção aos detalhes da reserva, pois só com tudo certinho é que você estará protegido!


Qual a sua estratégia para Depósito de Segurança?
Escreva nos comentários!



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