Completando seu perfil

Você com certeza já ouviu falar em “a primeira impressão é a que fica”, certo?

O contato inicial que seu hóspede tem com você acontece antes mesmo da reserva ser realizada. Apesar das fotos maravilhosas do seu espaço, a pessoa sente uma empatia ainda maior quando existe o sentimento de confiança e conhecimento do seu futuro anfitrião.

Esse tipo de julgamento dura alguns segundos, sendo a sua melhor oportunidade para entrar na lista de “possíveis lugares para ficar” do seu hóspede. Caso ele sinta uma antipatia ou insegurança, vai descartá-lo sem pensar duas vezes… afinal, ficar no espaço de desconhecidos durante as tão aguardadas férias não é uma decisão fácil.

Então, como trazer o sentimento de segurança, empatia e ainda atrair os hóspedes que você deseja? Simples… Vamos criar um perfil completo!

Pense no seu perfil como um currículo. Certifique-se de que sua personalidade está sendo transmitida e, ao mesmo tempo, possa atrair hóspedes com interesses semelhantes, principalmente se irá dividir seu espaço.

Para editar seu perfil vá em “Editar Perfil”. Vamos passar por todos os 5 tópicos desta página mostrando o que você deve o que não deve fazer.


1. Informações básicas e descrição

Este é o primeiro item da página de editar perfil. Nos itens obrigatórios, preencha suas informações de contato básicas como nome e sobrenome, cidade, telefone e endereço de e-mail. Nenhum mistério até aí. Valide seu telefone e e-mail com as instruções detalhadas do Airbnb. Em seguida, verá um campo escrito “Descreva-se”.

O que colocar na descrição?

Abaixo, algumas perguntas que vão te ajudar a escrever sua descrição de forma cativante. Jamais escreva na terceira pessoa do singular como: “Lucas é um rapaz que gosta muito de viajar”. Escrevendo dessa forma, você deixa de lado completamente sua personalidade.

  • O que você gosta de fazer no seu tempo livre?
  • Para que lugares você já viajou ou gostaria de conhecer?
  • Quais hobbies que você ou seu parceiro têm?
  • Você tem animais de estimação em seu espaço? Fale um pouco sobre eles.
  • Você tem alguma história para contar que os hóspedes podem gostar?

Minha estratégia preferida

Pessoalmente, gosto muito desse último tópico de contar uma história e foi esse que escolhi para colocar na descrição do meu perfil. Histórias têm um poder incrível de aproximar as pessoas e mostrar seu lado humano, criando uma forte empatia.

A história que conto no meu perfil é de como comecei no Airbnb. Optei por uma narrativa divertida e que os hóspedes pudessem se identificar. Já recebi dezenas de mensagens de hóspedes (e outros anfitriões) dizendo que adoraram a minha história. A maioria dos que comentaram a respeito acabaram efetuando a reserva. :)

Para ler sobre minha história no Airbnb e outros aspectos do meu perfil, clique aqui.


Na área “Opcional”, preencha sempre todos os campos possíveis: escola, trabalho, línguas etc. Qualquer informação extra que seu hóspede tenha sobre você ajudará a criar empatia e familiaridade. Se você trabalhar, por exemplo, em uma empresa que o hóspede já ouviu falar, isso é o suficiente para que ele tenha outro grau de conexão com você.

Quase 40% dos anfitriões não possuem descrição!
Realizei uma pesquisa acessando anúncios das principais capitais do Brasil. Rapidamente, pude perceber que aproximadamente 40% dos anfitriões sequer possuem descrição! 

2. Escolhendo suas fotos de perfil

Ok. Os hóspedes já têm um pequeno grau de conexão com você lendo seu perfil… agora é hora de aprofundar ainda mais essa interação. Afinal, uma imagem vale mais que mil palavras! Vamos escolher as melhores fotos para o perfil.

O que fazer?

  • Sorria! Nada melhor do que um sorriso para simbolizar amizade e despertar a empatia do seu hóspede no primeiro contato
  • Inclua seu parceiro ou familiares que possam interagir com os hóspedes. Fotos em família geram um sentimento de conforto e comunidade
  • Escolha imagens de boa qualidade e que não estejam embaçadas
  • Prefira fotos coloridas que chamem a atenção do seu hóspede. Cores como azul e vermelho atraem e despertam sentimento específicos
  • Escolha fotos que mostram seu rosto e, de preferência, da cintura para cima. 
  • Se possível, coloque alguma foto de viagens suas em lugares que os hóspedes possam se identificar

O que não fazer?

  • Não use fotos distantes e que o hóspede não consiga reconhecer seu rosto
  • Não use uma foto muito profissional como a que você usaria para o LinkedIn ou seu currículo. Prefira um estilo mais casual e ao ar livre
  • Não coloque fotos de paisagens! Esse espaço é para sua foto de perfil
  • Não tenha vergonha de se mostrar na internet. Os hóspedes criam uma conexão com você e saberão exatamente quem eles devem encontrar no momento do check-in

Ainda na área de fotos, é possível criar seu Bélo, o símbolo do Airbnb. Recomendo gastar uns 10 minutos e criá-lo com seu toque pessoal.

Também é possível gravar um vídeo de 30 segundos! Em breve, farei um passo a passo de como gravar um bom vídeo que gere mais reservas.


3. A confiança é a alma do negócio

Este é um espaço simples, porém muito importante! Um dos principais pilares do Airbnb é a confiança. Assim, é possível fazer diversas verificações pelo site para ajudar a criar um senso de comunidade e tornar todas as transações ainda mais seguras.

Recomendo fazer todas as verificações possíveis no seu perfil. Além de passar uma sensação maior de segurança e profissionalismo a seus hóspedes, as verificações também podem ajudar você nas buscas.


4. Comentários

O assunto de comentários é bastante complexo e precisa de um post somente para ele. Na área de comentários pelo editor de perfil, não há muito o que fazer. Então, deixo três conselhos que podem te ajudar muito a conseguir mais comentários e reservas:

  • Sempre avalie seu hóspede assim que ele fizer o check-out, mesmo que haja uma experiência negativa
  • Sempre responda aos comentários do seu hóspede. Quase nenhum anfitrião faz isso e gera empatia de futuros hóspedes
  • Caso o hóspede tenha saído e não tenha deixado comentário após alguns dias, lembre-o de deixar e reforce a importância da avaliação dele

5. Referências

Mesmo que você ainda não tenha comentários em seu perfil, é possível explorar o sentimento de autenticidade. Peça a seus amigos e familiares para deixarem uma referência sobre você!

 

 

Já fez as mudanças no seu perfil? Tem alguma dica para compartilhar?
Escreva nos comentários!

Gostou? Compartilhe com seus amigos anfitriões!


Receba dicas e notícias assinando nossa newsletter

[x_subscribe form=”43″]

Respeitamos sua privacidade e nunca enviamos spam!