AirbnbOpen 2015: o que deu certo e errado?

Para quem não sabe, em novembro de 2015 tivemos a segunda edição do Airbnb Open, o maior evento de hospitalidade do mundo! O Airbnb Open 2015 aconteceu em Paris e reuniu mais de 5 mil anfitriões de 110 países para trocarem experiências, adquiri conhecimento, saber das novidades e fazer bons amigos.

Eu, Lucas Herdy, estive lá nesse grande evento como um Host Educator. Ou seja, fiz uma palestra sobre “Preço vs. Valor” e que tenho orgulho em dizer que foi um sucesso, assim como o restante o evento!

O Aibnb fez muitas coisas certo e outras que poderiam melhorar. Abaixo, fiz uma breve análise de tudo o que foi ótimo e o que pode mudar em 2016 para termos um evento ainda mais incrível!


1. O que deu certo?

 A localização
O Parc de La Villette, local onde foi realizado o evento, foi perfeito para o Airbnb Open. Além de ser grande e confortável para acomodar cerca de 5 mil anfitriões e 600 funcionários do Airbnb, o parque também era lindo e possuía ótima estrutura.

 As aulas de Anfitriões (Breakout Sessions)
Apesar de não ter ido pessoalmente ao Airbnb Open 2014, muitos anfitriões comentaram que as aulas, chamadas Breakout Sessions, deste ano foram bem mais aprofundadas e de maior qualidade, com assuntos diversos e anfitriões experientes.

 As apresentações do Airbnb (Keynotes)
As palestras dadas pelos fundadores e outros membros da empresa, as Keynote Sessions, foram incríveis. Todas foram inspiradoras e traziam novidades e recursos aguardados pelos anfitriões!

 Os templates para apresentações e a parte técnica
Por ter sido Host Educator e dado minha própria aula no Airbnb Open 2015, posso dizer que este tópico foi fundamental. A empresa forneceu um template para os anfitriões usarem como base às apresentações e, no dia do evento, a parte técnica foi quase perfeita tirando algumas Sessões que não tinham microfone por conta do espaço.

 Os booths
O Airbnb posicionou diversos estandes no segundo pavimento do galpão onde ocorreu o evento. Apesar de ficarem um pouco escondidos, alguns traziam informações sobre o mercado, áreas da empresa e alguns projetos em andamento. Acompanhamos tudo de pertinho!

 Brindes
Durante o evento, ganhamos diversos brindes como passes de metrô, um livro, bottons divertidos, caderno e muito mais!

 Atrações extras
As atrações e convidados durante as palestras foram incríveis. O filósofo Alain de Botton, a “guru” da arrumação Marie Kondo e os Senior Nomads tomaram o palco. Na apresentação de abertura, vimos uma apresentação incrível do Cirque du Soleil que deixou todos boquiabertos.

Os brasileiros e os bottons!
Os anfitriões brasileiros levaram lindos bottons para o evento o que facilitou a identificação dos colegas. Nós mesmos que tivemos a ideia dos bottons e o escritório do Airbnb Brasil produziu e distribuiu no evento! Incrível!


1. O que deu errado?

Wifi
No primeiro dia, o Wifi teve dificuldades para funcionar. Até melhorou bastante ao longo do dia e no segundo dia de evento, mas ainda assim teve performance inconstante.

 A comida servida no almoço
O menu não dava muita escolha e, por mais que eu tenha gostado particularmente, observei muitas pessoas indo no McDonald’s ou lugares próximos por não gostarem do cardápio “exótico” do Airbnb Open 2015.

 O aplicativo oficial do evento
O app oficial do evento continha muitos bugs. Por exemplo, não conseguia me inscrever nas palestras e diversas pessoas tiveram problemas durante o evento. O Airbnb reconheceu que o aplicativo havia sido uma solução paliativa e que será diferente em 2016.

 A capacidade das aulas
Algumas aulas comportavam apenas 100 pessoas, gerando muitas filas de espera. Estou sendo um pouco injusto neste ponto, pois para as palestras mais cheias (a minha sendo uma delas ) eles criaram novos horários no sábado, que acabou não ocorrendo por conta dos ataques a Paris.

 Carregadores de celular
Em um evento da proporção do Airbnb Open e que dura o dia inteiro, espera-se muito pontos para carregar os aparelhos móveis. Porém, não foi o que aconteceu. Por ter poucos lugares para carregar os celulares, alguns ficavam superlotados.

 A explicação sobre as incrições nas aulas
Alguns hosts achavam que por terem feito cadastro no app, obrigatoriamente estariam dentro das Breakout Sessions. Porém, a inscrição pelo aplicativo não garantia a entrada na sessão! Foi explicado no final do primeiro dia de evento.

 

Receba seu guia, dicas e notícias assinando nossa Newsletter[x_subscribe form=”43″]


Respeitamos sua privacidade e nunca enviamos spam