AirbnbOpen 2015 – Resumo

O AirbnbOpen 2015 aconteceu entre os dias 12 e 14 de novembro em Paris. Considerado o maior evento de hospitalidade do mundo, o Open reuniu mais de 5.000 anfitriões de 110 países – até mesmo uma menina da Groenlândia!

O Airbnb preparou um grande evento para anunciar seus novos produtos, atualizações e planos para o ano seguinte. Estávamos lá para anotar tudo e trazemos a você os principais lançamentos para 2016.

Pelo que percebemos, o Airbnb possui três grandes pilares de atuação com relação a novos projetos. São eles:

  1. Educando Anfitriões
  2. Otimizando a Hospedagem
  3. Atraindo Hóspedes

Todos os grandes lançamentos se enquadram em pelo menos um desses pilares. Vamos falar rapidamente sobre cada um deles e entraremos nos detalhes de cada projeto em outros posts.



Fonte: All About Airbnb (http://all-about-airbnb.com/)


1. Educando Anfitriões

Segundo o Airbnb, os anfitriões não são seus clientes, e sim parceiros. Portanto, era de se esperar que as primeiras grandes novidades fossem voltadas especialmente para hosts da plataforma.

  Host Toolkit – Ferramentas para Anfitriões

Uma série de tutoriais para ajudar novos usuários a anunciar e hospedar sem dificuldades. Os vídeos super intuitivos que o Airbnb criou procuram aumentar a qualidade dos anfitriões e, claro, das experiências oferecidas aos hóspedes.
Saiba mais: www.airbnb-toolkits.com

  Host Mentors – Programa de Mentoria

No AirbnbOpen também foi anunciado um programa de mentoria onde anfitriões mais experientes podem passar seus conhecimentos para anfitriões novatos com dicas de boas práticas e de como usar a plataforma. O Mentor vai guiar o Aprendiz até sua primeira reserva e hospedagem, e receberá uma recompensa!
Saiba mais: www.airbnb.com/mentors

  Community Center – Nova ferramenta de Grupos

A Central da Comunidade chegou para substituir os antigos grupos, onde não era possível pesquisar nada e as conversas se perdiam. O novo sistema é uma simples plataforma de fórum, mas que já mostra que veio pra ficar.
Leia nosso post sobre a Central da Comunidade



Fonte: All About Airbnb (http://all-about-airbnb.com/)


2. Otimizando a Hospedagem

Apesar dos primeiros produtos anunciados no AirbnbOpen terem sido bem interessantes e bons para a comunidade, eles não ajudam muito os anfitriões mais experientes da plataforma. A segunda onda de lançamentos e anúncios trouxe uma luz no fim do túnel àqueles que esperavam ansiosamente na plateia.

  Smart Pricing – Ferramenta de Preço Inteligente

Precificar seu espaço não é tarefa fácil. Aliás, minha palestra para 150 anfitriões em dois dias de evento era focada neste assunto…

O Airbnb desenvolveu uma ferramenta de Preço Inteligente, a ser lançada globalmente. Ainda é difícil dizer se é boa mesmo, então daremos nossa opinião sobre essa atualização mais pra frente.

Leia nosso post sobre Preço Inteligente

  Host Assist & API – Programa de Suporte e Integração a Serviços

Finalmente, o Airbnb abriu a API de seu sistema para facilitar a integração com serviços de terceiros. Agora, podemos esperar novas empresas desenvolvendo soluções a serem usadas com a plataforma.

  Better Bookings – Melhorias na Reserva

O compromisso do Airbnb para trazer mais – e melhores – hóspedes, se mantém. Diversas melhorias foram feitas no fluxo de reserva, fotos obrigatórias, Regras da Casa no Check out e um dashboard próprio com as métricas de hóspede.



Fonte: All About Airbnb (http://all-about-airbnb.com/)


3. Atraindo Hóspedes

Desenvolver anfitriões novos e experientes, sem dúvidas, é fundamental para o Airbnb. Porém, para deixar tais anfitriões felizes e satisfeitos, a empresa deve ter iniciativas para atrair cada vez mais hóspedes.

  Business Travel – Viajantes a Negócio

O Airbnb está bastante focado no gigantesco mercado de viajantes a negócio. Para ter seu anúncio “Business Travel Ready” (pronto para viajantes a negócio), o espaço deve cumprir uma série de exigências de comodidades e critérios de qualidade.
Leia nosso post sobre Viagens de Negócios

  Experiences – Programa de Experiências

Apesar de não ter sido comentado durante o AirbnbOpen, sabemos que a empresa possui esse projeto de trazer experiências incríveis de ponta a ponta (hospedagem e passeios) para seus hóspedes. Essa iniciativa permitirá o Airbnb atuar em outros segmentos além de aluguel por temporada. Vamos ficar de olho!
Saiba mais: www.airbnb.com/experience/signup



Agradecimentos – Meu lado sentimental…

O AirbnbOpen 2015 foi um evento incrível. Os mais de 5.000 hosts reunidos sob um mesmo teto, com um mesmo interesse e abertos a trocar experiências foi algo único.

Me senti super honrado e grato de poder participar ativamente do evento como Host Educator (educador). Por conta dos atentados em Paris, não pude apresentar no último dia, que seria para 300 hosts! Estava super empolgado! Espero que possa concluir essa etapa incrível no #AirbnbOpen2016… Vou torcer muito!

Olha eu aí apresentando!

AirbnbOpen - Apresentação

Queria agradecer à minha HES, Host Educator Support, Nátaly Bonato. Arrisco em dizer que é a melhor e mais dedicada Community Manager do mundo. Me ajudou quando mais precisava e traduz perfeitamente os valores de “ser um host”. Obrigado!

À minha namorada, Aline Luz, parceira de projetos e da vida. Sem ela, meus incontáveis fins de semana preparando a apresentação teriam sido um fardo. A viagem – e minha participação no evento – só foram um sucesso por sua causa. Obrigado!

Por fim, e não menos importante, queria agradecer a todos os brasileiros que foram ao AirbnbOpen! A energia que vocês passaram a mim e aos demais anfitriões foi algo memorável. O único país a ter uma identificação no evento, um bottom, não poderia ser outro. Obrigado!

Sobre minha palestra, o tema era “Preço vs. Valor” e vou explorá-lo melhor em outro post. Fiquem de olho e boas hospedagens!

Airbnb Open Brasil


Foi no AirbnbOpen 2015? Compartilhe suas experiências!
Escreva nos comentários!



Gostou? Compartilhe com seus amigos anfitriões!

Receba seu guia, dicas e notícias assinando nossa Newsletter[x_subscribe form=”43″]


Respeitamos sua privacidade e nunca enviamos spam