A importância da apresentação
“A primeira impressão é a que fica”. Você com certeza já deve ter ouvido essa frase. No mercado de aluguel por temporada, essa frase aplica-se perfeitamente e devemos tomar as devidas precauções para que nosso espaço esteja perfeito, e não apenas “apresentável”. Especialmente utilizando o Airbnb, o objetivo final é receber uma excelente avaliação do hóspede. Desde o momento em que ele coloca o pé no seu espaço até o check-out, você está sendo avaliado.
Se a primeira impressão do hóspede for negativa, é provável que ele deixe uma avaliação negativa, mesmo após uma experiência satisfatória ao longo de sua viagem. Reverter uma “primeira impressão” para algo extremamente positivo não é tarefa fácil, embora seja possível. Assim, devemos tomar algumas providências antes do check-in se quisermos evitar essa situação desagradável e uma consequente rejeição do hóspede.
Atenção à apresentação
Quando você vai a um restaurante de renome, você espera não apenas um bom atendimento e qualidade de comida, mas também uma boa apresentação. Nesse caso, é importante encontrar os guardanapos dobrados, os garçons bem vestidos, pratos e copos limpos, os talheres brilhando e as comidas cada vez mais com um toque artístico.
Imagine agora que o atendimento foi de primeira e a comida estava excelente, mas assim que chegou você encontrou os guardanapos abertos, os pratos com um pouco de poeira de uma janela próxima, os talheres manchados e a comida ligeiramente misturada e saindo do prato. Aposto que a impressão final não será a mesma… isso se você não resolver sair imediatamente do lugar após as primeiras impressões.
Para evitar esse tipo de impressão dos seus hóspedes, preste atenção nos pontos a seguir.
Extras:
O poder do aroma
Sabe quando você passa em frente àquele lugar de café que você gosta e sente o aroma peculiar? Ou quando entra em sua loja de roupas preferida e sente o cheiro do produto que usam para lavar e perfumar as peças de roupa? Pois é… aromas têm o poder de recordar e despertar sensações.
Quando estiver preparando seu espaço, procure investir uma parcela de seu tempo no aroma. Um cheiro agradável e convidativo pode fazer toda a diferença na primeira impressão do hóspede, dando a sensação de limpeza e tranquilidade. Para isso, você pode facilmente investir em um ou mais dos itens abaixo:
Evite cheiros muito fortes ou cítricos. Particularmente, gosto de colocar aromatizadores com aroma de lavanda em meu espaço, pois não é agressivo e acalma os nervos após uma longa viagem. O fator conforto é ativado instantaneamente e o hóspede tem uma ótima impressão assim que abre a porta pela primeira vez.
Decorando seu espaço
O benefício de uma ótima decoração é intangível, o que significa que não temos como avaliar com precisão o quanto de dinheiro está entrando puramente por causa da decoração. Porém, acredito que todo investimento extra nesse quesito acaba dando retorno, mesmo sem conseguirmos medir com precisão.
Uma boa decoração pode causar uma excelente primeira impressão, o que resultará – se o restante da estadia correr bem – em uma avaliação positiva. Móveis diferenciados e o apelo estético podem também atrair potenciais hóspedes, que ainda não realizaram a reserva, pelas fotos no seu anúncio. Uma foto colorida ou com alguma peculiaridade desperta o interesse e pode resultar em mais e mais reservas.
Eu, por exemplo, escolhi como a principal foto do meu anúncio no Airbnb um mapa colorido do mundo, presente em minha sala. Apesar de não saber com precisão quantos hóspedes clicaram no anúncio puramente por essa imagem, perguntei ocasionalmente a alguns deles e me disseram que o mapa é bem legal. Logo, um investimento de aproximadamente R$150 pode ter resultado em dezenas de reservas!
Gostou? Compartilhe com seus amigos anfitriões!
Receba dicas e notícias assinando nossa newsletter
[x_subscribe form=”43″]Respeitamos sua privacidade e nunca enviamos spam!