Definindo as Regras da Casa
Um erro comum que muitos anfitriões cometem é não dar a devida importância às “Regras da Casa”.
Não me leve a mal… sei que muitos hóspedes não costumam ler tudo o que está escrito no anúncio. Porém, vou mostrar a diferença das regras da casa para os outros tópicos da descrição, sua importância e o passo a passo de como definir suas regras da melhor forma possível.
1. Como funcionam as Regras da Casa
As regras da casa são exibidas no anúncio logo abaixo da descrição do seu espaço, bem visível a quem está procurando um lugar para ficar.
Para editar as Regras da Casa, vá em “Editar anúncio e calendário” e escolha a opção “Reserva” na área de descrição do anúncio.
O Airbnb agora permite que o anfitrião defina regras de maneira simples, apertando um botão, como na figura acima. As opções são:
Como disse antes, é bem possível que seus hóspedes façam a reserva sem ao menos terem lido tudo o que está no corpo do anúncio. Por isso, as regras da casa são ainda mais importantes! Antes mesmo de efetuar a reserva, o Airbnb exibe na tela de pagamento as “Regras da Casa”, como na imagem abaixo:
Além disso, assim que a reserva for efetuada, o hóspede recebe essas informações no e-mail de confirmação. Tudo isso torna a leitura mais provável.
2. Pra que serve?
O principal objetivo das regras da casa é definir o que é permitido e o que é proibido no seu espaço. Geralmente, o que é permitido não precisa ser dito a menos que seja algo que vai contra o senso comum como: “é permitido fumar” (na grande maioria dos lugares – incluindo hotéis e hostels – não é permitido fumar).
Por esse motivo, as regras da casa costumam ter um tom negativo (proibitivo) que deve ser amenizado.
Essas regras também ajudam a estabelecer expectativas para seus hóspedes. Elas podem mostrar um pouco mais da personalidade do anfitrião e, ao mesmo tempo, diminuem as falhas de comunicação sobre o que pode ser feito em seu espaço.
O Airbnb dá muito valor às regras da casa. Ter uma regra definida pode ajudar a resolver algum eventual conflito entre hóspede e anfitrião. Além disso, “obedecer as regras da casa” é um dos três critérios de avaliação do hóspede, reforçando sua importância.
3. Seja razoável…
Digamos que você esteja procurando um lugar para ficar pelo Airbnb e encontra um lindo espaço à beira da praia. Você clica no anúncio e começa a ler sobre as acomodações até chegar às Regras da Casa. Nesse momento, você observa que o anfitrião definiu 20 itens nas regras da casa que você não pode fazer…
O que você pensa?
“Vou cair fora. Essa pessoa é completamente neurótica!”
Exatamente.
Evite escrever muito para que o hóspede não tenha esse receio e acabe não reservando seu espaço. Acredite, boa parte do senso comum não precisa entrar nas regras da casa como: “não é permitido o uso de drogas ilícitas no apartamento”. O hóspede já deve ter noção de que isso é proibido e não precisa ser dito.
Seja sucinto e pontue apenas o mais importante para o bom andamento da estadia. Acredito que o ideal seja por volta de 5 regras da casa.
4. Mãos à obra!
Agora que já sabemos mais sobre o que são as Regras da Casa e para que serve, vamos à prática! Abaixo, seguem algumas perguntas que podem ajudá-lo a definir suas próprias regras:
Lembre-se:
Última regra
Regras são chatas. O que sempre recomendo é incluir a última regra algo como “Divirta-se” ou “Aproveite a cidade!”. Depois de falar tudo o que não é permitido fazer é bom ganhar um sorriso do seu hóspede.Seguem as minhas Regras da Casa para você usar como exemplo:
1) É proibido fumar! Na rua não tem problema algum fumar, mas peço para que não fume no apartamento, nem mesmo na janela.
2) Respeite o horário de silêncio (22h).
3) Não deixe as luzes acesas e ar condicionado ligado ao sair. O meio ambiente e eu agradecemos!
4) Quando estiver com roupas de banho ou bagagens, utilize o elevador de serviço.
5) Não é permitida a entrada de estranhos no prédio. Favor combinar comigo com antecedência.
6) BÔNUS! Aproveite bastante o Rio e tenha uma ótima estadia
Na Reserva Instantânea, os hóspedes devem concordar com suas Regras! Escreva no curto campo disponível lembrando ao hóspede de ler.
5. Outros fatores a considerar
Você mora no mesmo espaço que está sendo reservado?
Procure focar nas regras de convivência e privacidade como restrições de circulação de pessoas, boas práticas nos ambientes compartilhados e limpeza/organização em geral.
Você trabalha no mesmo espaço que está sendo reservado?
Se você trabalha no mesmo espaço que está alugando, procure definir bem as regras de barulhos para não atrapalhar seu desempenho e evitar uma conversa constrangedora com seu hóspede.
Você não permite animais de forma alguma?
Coloque essa informação também nas regras da casa. Como vimos antes, nem todo mundo lê a descrição completa do seu anúncio, sendo este mais um ponto de contato para avisá-lo desta restrição.
Tenha as regras impressas
Mesmo lendo no anúncio e recebendo as Regras da Casa por e-mail, o hóspede pode esquecer completamente enquanto sua viagem não chega… Recomendo imprimir as regras e deixar em seu espaço ou anexá-las a seu guia do hóspede6. Exemplos reais
Abaixo, reuni alguns exemplos que encontrei ao buscar anúncios nas principais capitais do Brasil:
Regras muito abrangentes
Regras difíceis de serem seguidas
Regras amedrontadoras
70% dos anúncios não tinham as Regras da Casa definidas!
Isso mesmo… Em minha pesquisa nas principais capitais do Brasil, menos de 30% dos anúncios acessados tinham as Regras da Casa definidas. E aí? Já definiu as suas?Curso SuperAnfitriões
Gostou do post?
Essas e muitas outras dicas você encontra em nosso Curso Online! Seja um expert no Airbnb e aluguel por temporada. Ganhe mais, tenha melhores experiências e fique a frente da concorrência!
Gostou? Compartilhe com seus amigos anfitriões!
Receba seu guia, dicas e notícias assinando nossa Newsletter[x_subscribe form=”43″]
Respeitamos sua privacidade e nunca enviamos spam