6 atitudes imperdoáveis para um SuperAnfitrião

Atitudes Imperdoáveis para Anfitriões do Airbnb

Hóspedes do Airbnb geralmente são bastante compreensíveis. Afinal, são pessoas que escolheram formas de acomodação alternativa que fogem ao tradicional: hotel, pousada e hostel.

Apesar disso, existem 6 coisas que chamo de “atitudes imperdoáveis”. Fazendo qualquer uma delas pode significar um comentário negativo, uma dor de cabeça ou um troféu de “Host Horrível” no Airbnb.

1. Acabar o papel higiênico

Certas coisas são necessárias e não tem desculpa para faltar. Acho melhor estocar todos os papéis: guardanapo, papel toalha e, o mais importante, papel higiênico. Se você já ficou sem papel higiênico na casa de um amigo ou da namorada, sabe bem a saia justa que é… não cometa o mesmo erro!

Devo cobrar pelo papel higiênico de alguma forma?
Minha resposta rápida: não! Papel higiênico é de obrigação do anfitrião em prover. Coloque o custo desse item embutido no preço da diária e seja feliz!


2. Aparecer sem avisar

Essa dica vale principalmente para anfitriões que anunciam um espaço completo no Airbnb, mas também pode ser aplicada aos que alugam quarto.

Nunca apareça de surpresa no espaço que seu hóspede está. Avise sempre por mensagem no Airbnb, Whatsapp, Facebook ou sinal de fumaça e espere uma resposta.

Isso vale para o check-out inclusive. Muitos anfitriões sobem e tocam a campainha sem avisar, mesmo que o horário tenha sido combinado. Ao invés disso, recomendo enviar uma mensagem antes de subir. Mostra respeito pelo espaço do hóspede como se a casa fosse dele (e não sua), além de mostrar que ele não precisa ter pressa.

Mudando o pensamento para quem aluga um quarto
Se você aluga um quarto em sua residência, nunca entre sem bater. Enquanto o hóspede estiver em sua casa, o aposento é dele e o bom senso diz que você precisa pedir permissão para entrar.



3. Não ter chave reserva

Problemas acontecem… Por mais que tenhamos tudo perfeitamente planejado, sempre existe a possibilidade das coisas simplesmente darem errado. Como Murphy dizia, “Se algo pode dar errado, dará”; e eu acrescento, “eventualmente”.

Alguns problemas são mais urgentes que outros. Quebrar uma torradeira não é algo tão urgente quanto ficar preso fora de casa, concorda? Por isso, não ter chave reserva em casos de emergência é simplesmente inaceitável. Digamos que os hóspedes percam a chave ou sejam furtados. Como proceder?

Aconselho sempre ter chaves reservas com você (além da sua) e, se possível, coloque em prática o método das 6 chaves. Pode me agradecer quando o problema – eventualmente – acontecer.



4. Não ter toalhas e roupas de cama

A menos que você tenha deixado explícito na descrição do seu anúncio que não fornece toalhas e roupas de cama, nunca deixe o hospede na mão… Seguindo o tópico anterior, problemas acontecem e o importante é termos um plano B para essas situações.

A última coisa que você quer é uma avaliação negativa por falha de comunicação ou por ter feito o hóspede comprar uma toalha para poder tomar banho… imperdoável.



5. Ler e não responder

Falhas de comunicação podem ser a ruína de qualquer relacionamento e isso inclui o relacionamento hóspede-anfitrião. Sim, é um relacionamento de hospitalidade, prestação de serviço, parceria ou qualquer outra forma que ache apropriado. Então, procure sempre manter contato com seu hóspede e o diálogo aberto.

Maldito seja quem inventou o duplo no Whatsapp. Se você usa essa popular forma de comunicação com seu hóspede, preste atenção nas mensagens. Evite ler a mensagem do hóspede e não responder! Mesmo que não possa falar no momento, envie um:

“Olá, hóspede! Não posso falar no momento, mas entro em contato em x minutos.”

Esse simples ato mostra consideração com o hóspede e prontidão para atender suas necessidades. Sem dúvidas, é um caminho consistente para uma avaliação positiva.



6. Não limpar até o último fio de cabelo

Sempre que estou arrumando meu espaço e fazendo a limpeza, procuro pensar em um dos mantras do SuperAnfitrião: “cabelos podem te enrolar”. Brincadeiras à parte, as redes hoteleiras que possuem níveis impecáveis de limpeza também possuem essa abordagem. Afinal, a pior coisa que você pode encontrar em sua hospedagem é cabelo de outra pessoa… eca!

Apesar de ser mais encontrado em banheiros e demandar maior atenção, a regra vale para a casa inteira. Procure limpar até o último fio!

Acha que faltou alguma atitude imperdoável?
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